Se você se perguntou “Quem é Carol Shaw?”, só posso te falar uma coisa… que pena! Carol Shaw simplesmente é foda, … simplesmente, ela é a primeira mulher designer de videogames do mundo. Ela trabalhou na Atari, apesar de ter feito várias entrevista com outras empresas, ela escolheu a Atari porque a empresa pareceu divertida. Acredita? Ela adorou a ideia de ser paga para jogar videogame! Ei, mas diz ai, quem não gostaria de um trabalho desses? O mais interessante foi que na própria entrevista de trabalho, colocaram ela para jogar vários games.

Carol Shaw não era uma típica mulher americana de classe média. Ela cresceu em um mundo de tecnologia e ciência guiada por homens. Ela ignorou essas barreiras de gênero e perseguiu o que veio a ela naturalmente, trabalhar com tecnologia e games. Sentiu-se inspirada? Eu também. Que exemplo de mulher, né? Ela não sabia disso na época, mas tornou-se a primeira mulher do mundo a trabalhar profissionalmente com design de games, incluindo a criação de gráficos, programação e sons.

Seu interesse por videogames é de longa data, quando costumava ir ao minigolfe e lá havia uma sala de jogo com arcades. Ela jogava o game Computer Space, considerado o primeiro fliperama da história.  Nunca ouviu falar? Olha só como ele era bonintinho interessante e atrativo rsrsrs Parece até que veio do espaço mesmo, né?

computerspace1

 

Shaw teve uma curta, mas produtiva, carreira no mundo dos videogames entre 1978 e 1984, envolvendo duas empresas importantes: Atari e Activision. Dou um doce para quem adivinhar ou já ter jogado o River Raid! Não está lembrando? Olha ele ai!

river-raid-game-elements-1024-postbit-1433

 

Game para o console Atari 2600 que foi criado pela Carol Shaw em 1982! Além de ser um game clássico e bastante popular no seu tempo, ele inovou os games de tiro. Quem nunca pilotou esse avião…. matando os aviões inimigos e se desesperando quando não conseguia pegar um tanque de combustível?!

Agora, a gente pensa que ela por ser tão maravilhosa, não deve ter sofrido nenhum tipo de preconceito, verdade? Mentira! Olha só um depoimento dela quando ela conheceu o presidente da Atari, “Uma vez eu estava trabalhando no lab, e Ray Kassar, presidente da Atari, estava em visita. Ele me disse, “Ah, enfim temos uma mulher game designer. Ela pode fazer correspondência de cores e decoração de interior nos cartuchos!“. Eram dois temas nos quais eu não tinha interesse, então..”

Agora, pergunto novamente, quem é Carol Shaw? Pessoal, essa é a Carol Shaw!

carol_shaw_awards_large

Você sabe o que é Atari?Então, você também conhece a Carol Shaw!
facebooktwitterby feather
The following two tabs change content below.

Tainá Medeiros

Fundadora do Meninas Também Jogam! * Mestre em Sistemas e Computação * Professora do IFRN - Campus Natal Central

Uma opinião sobre “Você sabe o que é Atari?Então, você também conhece a Carol Shaw!

  • Com isso esperamos ter sanado as d vidas de como jogar Atari utilizando os emuladores. Claro que, como sempre afirmamos e a filosofia do nosso site, nada substitui o prazer de jogar no console de verdade !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *